Seja Beneficiário Seja Sócio Donativo Voluntário Cozinheiro do Coração Amigos do Coração
Ouvir Audio

Quatro Corações leva refeições quentes a quem precisa

Chama-se Quatro Corações e é uma das associações sociais mais recentes de Castelo Branco. Criada em abril, a coletividade vai desenvolver o seu projeto em todo o país e no passado dia 20 de junho venceu o prémio nacional Caixa Social 2021, promovido pela Caixa Geral de Depósitos, que distinguiu 34 projetos nacionais, entre cerca de 400 candidaturas.
A nova associação, que recebeu 20 mil euros neste prémio, vai intervir nas áreas da alimentação (com a confecção e entrega de refeições quentes), educação (através do apoio na formação técnica e prática como meio de entrada no mercado de trabalho e combate ao isolamento social); habitação (apoio no acesso a unidades habitacionais, incluindo habitações para emergências); e Saúde (apoio e aconselhamento médico e diagnóstico).
“Esses são os nosso quatro corações”, justifica Hélder Martins, presidente da direção, enquanto esclarece que a associação “pretende trabalhar com todas as outras instituições de solidariedade social que já existem. Queremos somar sinergias. As instituições que já estão no terreno irão identificar as necessidades e quem precisa de apoio”.
A Quatro Corações vai trabalhar em todo o país e durante este ano serão criados três “centros de apoio, aquilo a que chamamos de antenas. Cada um terá uma estrutura de recolha, logística, confecção e distribuição de alimentos para podermos servir cerca de 100 mil refeições quentes em todo o país”.
A primeira antena vai abrir portas em Cascais, mas o objetivo é alargar a rede em todo o país. Tendo a sua sede em Castelo Branco, a cidade albicastrense deverá acolher um desses centros. “Aquilo que temos solicitado às autarquias é um espaço e suporte para as cozinhas. Muitas vezes disponibilizam-nos as cozinhas das escolas, as quais podem ser utilizadas para nós confecionamos as refeições no período em que não estão a ser utilizadas pelas escolas”, diz Hélder Martins.

 

SOLIDARIEDADE

A inspiração da nova associação surgiu numa outra existente em França (Restaurants du Coeur). “Em 2020 pretendemos também implementar um projeto digital denominado WebApp Cozinheiros do Coração. Trata-se de uma plataforma que agregará quem necessita de uma refeição, de forma anónima, e ao mesmo tempo integra quem está disposto a confecionar e a transportar as refeições. Os beneficiários serão identificados pelas instituições de solidariedade social que já estão no terreno e que conhecem a realidade. As pessoas que se disponibilizaram para serem cozinheiros do coração irão receber uma formação do Turismo de Portugal, entidade que também certificará as cozinhas”, revela Hélder Martins. O funcionamento da plataforma será simples. “O pedido faz-se de forma anónima. São selecionadas as refeições entre as propostas disponíveis e previamente validadas pelo Turismo de Portugal. Num raio de 10 quilómetros todos os cozinheiros do coração terão acesso aos pedidos e respondem se asseguram, ou não, essas refeições”, acrescenta. A distribuição das refeições quentes será feita de várias formas, pelos próprios cozinheiros, por voluntários ou até por associações de táxis que se associem à ideia.
António Carmona Mendes, presidente do Conselho Fiscal da Quatro Corações, fala também na rede de embaixadores da associação. “Neste momento temos os contributos de Ribeiro Cristóvão, jornalista e ex-deputado social democrata na Assembleia da República, o músico e chef de cozinha Miguel Gameiro (que está a fazer o hino da associação) e o cantor Toy”, sublinha. Ainda em 2020, a Quatro Corações pretende ter a funcionar as redes “Amigos do Coração - composta por instituições de solidariedade social e empresas privadas e públicas; Voluntários do Coração - onde haverá uma troca de horas realizadas por descontos em serviços ou produtos provenientes dos Amigos do Coração”.